Reino animal

O reino animal, também chamado de reino animália, é composto por seres multicelulares, eucariontes e heterotróficos.


                   Invertebrados

Cerca de 94% dos animais do mundo são invertebrados. Não possuem coluna vertebral e a maioria não possui cérebro. São animais pluricelulares, ou seja, seu organismo é composto por várias células, cada uma com uma função específica.


              Grupos dos Invertebrados 


Anelídeos: são animais que possuem o corpo segmentado em anéis. Podem ser encontrados tanto ambientes úmidos, como em águas doces e salgadas. Exemplos: minhocas, sanguessugas e vermes que vivem no mar. 


Poríferos: são animais que vivem em água doce ou salgada, sua alimentação é feita por filtração, além disso, seu corpo não possui músculos, órgãos internos, sistema nervoso nem sistema digestório. São seres sésseis, quer dizer, não conseguem se locomover. Exemplos: esponjas do mar.


Platelmintos: mais conhecido como vermes, esses animais apresentam corpo com formato achatado. A maioria vive como parasitas (de mamíferos principalmente) ou livremente e possuem gânglios nervosos. Exemplos: esquistossomos, tênias e planárias.


Nematelmintos: são animais que vivem na terra ou nas águas do mar. Possuem corpo com formato cilíndrico e segmentado. Apresentam sistema digestivo completo e não tem sistema circulatório. Essa espécie costuma parasitar em outros animais. Exemplos: ancilóstomo e áscaris lumbricoides.


Artrópodes: vivem em ambientes terrestres ou aquáticos. Tem esqueleto rígido composto por quitina. Seu corpo é formado por cabeça, tórax e abdome. Sua forma, cor e tamanho variam de acordo com as espécies. A maioria desses animais respiram pelo sistema um sistema das traqueias. Exemplos: insetos, centopeias, aranhas, escorpiões, piolho de cobra e crustáceos.


Moluscos: a estrutura corporal desses animais é mole. Habitam em locais terrestres ou aquáticos, pode ser água doce e salgada. Os moluscos que vivem na terra respiram através da pele, já os aquáticos respiram por meio dos brônquios. Exemplos: ostras, lulas, caramujos, polvos e lesmas.


Equinodermos: são animais que possuem esqueleto interno, vivem nas águas do mar. Uma característica muito interessante desse grupo é que eles conseguem regenerar o próprio corpo. Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, ofiúros e lírios-do-mar.


                    

                 vertebrados


Grupo de animais que praticamente vivem em todo ecossistema, cerca de 50.000 espécies compõem esse reino. Sua principal característica é a presença de coluna vertebral e medula óssea. Eles pertencem ao filo dos chodartas, também chamados de cordados. São, portanto, divididos em cinco classes.


             Grupo dos vertebrados 


Peixes: são animais que possuem a pele coberta por escamas. Sua respiração acontece de maneira aeróbica, através dos brônquios. Exemplos dessa classe: tucunaré, lambari, bagre, pirarucu, sardinha, cação, peixe-beta, tubarão. 


Anfíbios: apresentam pele lisa, úmida, sem pelos, nem escamas. Assim como os peixes, sua respiração é bronquial na fase larval. Quando crescem, sua respiração passa a ser pulmonar. Exemplos de anfíbios: sapo, salamandra, rã, tritão. 


Répteis: a pele desses animais é coberta por escamas. Outra característica importante é serem pecilotérmicos, que consiste na incapacidade de regular a temperatura do próprio corpo. A respiração deles é feita através dos pulmões. Exemplos dessa categoria: tartarugas, cobras, serpentes, jacarés e iguanas.


Aves: seu corpo é coberto por penas e também possuem patas e asas. Nem todos conseguem voar. Diferente dos répteis, as aves são homeotérmicas, isto é, conseguem controlar a temperatura corporal.


Mamíferos: apresentam pelos em todo corpo. No caso dessa classe, a fêmea que alimenta os filhotes com o leite de suas mamas. Os seres humanos se encaixam nessa categoria. Também respiram pelo pulmão e conseguem regular a temperatura dos seus corpos. Exemplos de mamíferos: boi, cachorro, girafa, macaco, tamanduá, leão, onça, jaguatirica, baleia, lontra, hipopótamo, tigre, gato, urso, ariranha, etc. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divisão Celular

teoria da abiogênese e a teoria da biogênese.

Origem e evolução da espécie humana