Seres produtores, consumidores e decompositores

-Nível primário: representado pelos produtores.

-Nível secundário: representado pelos consumidores primários

-Nível terciário: representado pelos consumidores secundários

-Nível quaternário: representado pelos consumidores terciários



                   Produtores

Os produtores também são chamados de autótrofos, pois são capazes de sintetizar seu próprio alimento, ou seja, conseguem converter a matéria inorgânica em orgânica, através de processos bioquímicos. Dependendo da fonte de energia utilizada, os produtores podem ser de dois tipos: quimiossintetizantes ou fotossintetizantes. Os quimiossintetizantes captam a energia que necessitam das reações de oxidação que ocorrem com a matéria inorgânica. Como exemplo, temos as bactérias(nitrobactérias). Já os fotossintetizantes retiram a energia que necessitam da luz solar, como é o caso das plantas e algas.

            Consumidores

Os consumidores também são chamados de heterótrofos e são seres incapazes de sintetizar seus próprios alimentos. Devido a isto, alimentam-se dos produtores ou de outros consumidores. O consumidor primário é aquele que se alimenta diretamente dos produtores, ou seja, são herbívoros. Como exemplo, temos o coelho, a vaca, etc. Os consumidores secundários são os que se alimentam dos herbívoros, são carnívoros. Os consumidores terciários são aquele que se alimentam dos secundários e assim, sucessivamente.

              Decompositores

São aqueles que decompõem a matéria morta, geralmente representados pelas bactérias e fungos. São capazes de decompor a matéria orgânica em inorgânica e devolver ao ambiente compostos e nutrientes como sais minerais, água e dióxido de carbono, que serão reaproveitados pelos produtores num processo natural de reciclagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divisão Celular

teoria da abiogênese e a teoria da biogênese.

Origem e evolução da espécie humana