Reino Fungi

 É representado por organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos tipos de ambientes.

Entre os fungos, incluem-se os cogumelos, mofos, orelhas de pau, líquens, entre outros organismos.

        • Características 

A maioria dos fungos são pluricelulares, com o corpo constituído de hifas, mas há alguns unicelulares, cujo principal exemplo são as leveduras. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

É compostos por um emaranhado de tubos, ramificados e envolvidos por uma parede de quitina (polissacarídeo também presente no exoesqueleto dos artrópodes). Esse emaranhado é chamado de micélio e os tubos que o compõem são as hifas.

As hifas são filamentos microscópicos onde está contido o material genético dos fungos. Elas podem ser de dois tipos:

Hifas cenocíticas: quando não possuem paredes transversais, chamadas de septos, ficando os núcleos espalhados pelo citoplasma;

Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células com um (monocarioticas) ou dois núcleos (dicarioticas). 

Reprodução

Em fungos mais simples como a levedura a reprodução acontece por gemulação ou brotamento. Nesse caso, são originados gêmulas ou brotos que podem se separar da célula original ou permanecer grudados formando cadeias de células.

Em muitos outros fungos a reprodução é feita através dos esporos, que são células haploides (apenas um cromossomo). Os esporos liberados pelo fungo no ambiente, ao encontrar condições propícias, germinam e originam um novo micélio, completando o ciclo assexuado. Já os fungos mais complexos fazem reprodução sexuada, que é dividida em fases.

“Os fungos são muito importantes no equilíbrio dos ecossistemas pois participam da reciclagem da matéria orgânica, fazendo a decomposição das mesmas. Portanto, eles ocupam o último nível trófico nas cadeias alimentares, atuando como decompositores.”

Doenças causadas por fungos: 

• Pano branco: Também conhecida como micose de praia, esta infecção tem o nome científico de Ptiríase versicolor, e é provocada pelo fungo Malassezia furfur, que provoca manchas arredondadas na pele.

• Tinha: Cientificamente chamada de dermatofitose, esta infecção fúngica também é conhecida como tínea, e pode atingir diversos locais do corpo, como pele, cabelos e unhas, e é provocada por fungos como TrichophytonMicrosporum ou Epidermophyton, que são transmitidos de uma pessoa para outra através do contato, ou também pelo solo e animais contaminados.

Algumas das principais lesões provocadas são:

  - Tinha corpórea, também chamada de impingem e surge em qualquer área da pele;

  - Tinha dos pés, também chamada de frieira ou pé-de-atleta, que é localizada entre os dedos dos pés;

  - Tinha cruris, que se desenvolve na virilha;

  - Tinha capitis, ou do couro cabeludo, que é mais comum em crianças e pode provocar a queda do cabelo no local;

  - Tinha das unhas, que torna a unha espessa e sem brilho.

Candidíase: Existem várias espécies de fungos que fazem parte da família Candida, sendo a mais comum a Candida albicans que apesar de habitar naturalmente o organismo, principalmente a mucosa da boca e da região íntima, pode causar diversos tipos de infecção no organismo, sobretudo quando as defesas imunes estão prejudicadas.

Esporotricose: Esta micose pode ultrapassar a pele e atingir também a região subcutânea e os gânglios. Esta infecção é provocada por fungos da família Sporothrix spp., que habitam a natureza e estão presentes no solo, plantas, folhas e madeira.


Aspergilose: É a infecção causada pelo fungo Aspergillus fumigatus, que afeta principalmente os pulmões, apesar de também provocar alergias ou atingir outras regiões das vias respiratórias, causando sinusites ou otites, por exemplo.

Paracoccidioidomicose: Também chamada de blastomicose sul americana, esta infecção é provocada por fungos da família Paracoccidioides, que habita o solo e as plantas, por isso essa infecção é mais comum na área rural.

Histoplasmose: É uma infecção provocada pelo fungo Histoplasma capsulatum, cuja transmissão acontece pela inalação dos fungos presentes na natureza.

Mucormicose: A mucormicose, também conhecida como doença do fungo negro, é uma infecção causada pelo fungo Rhizopus spp., que pode ser encontrado naturalmente na vegetação, solos, frutas e produtos em decomposição.

Criptococose: Popularmente conhecida como doença dos pombos, a criptococose é uma doença causada pelo fungo Cryptococcus neoformans, que pode ser transmitida por meio da inalação de esporos desse fungo que podem ser encontrados nas fezes dos pombos e nas frutas, cereais, árvores e solos.

Blastomicose: A blastomicose é uma infecção causada pelo fungo Blastomyces dermatitidis, que pode ser encontrado em solos úmidos, madeira em decomposição e em locais em que há vegetação.




      - Penicilina e sua descoberta -

A penicilina é um importante antibiótico produzido por fungos do gênero Penicillium. Esse medicamento é utilizado para tratar várias doenças causadas por bactérias.

A penicilina foi descoberta, por acaso, por Alexander Fleming em 1928. Esse pesquisador estava estudando bactérias do gênero Staphylococcus e percebeu que sua amostra tinha sido contaminada por algum tipo de fungo. Após analisar o bolor, ele descobriu que se tratava do gênero Penicillium. Além disso, soube-se que a substância produzida por esse fungo era capaz de inibir o crescimento bacteriano. Surgia nesse momento o mais famoso antibiótico da história.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divisão Celular

teoria da abiogênese e a teoria da biogênese.

Origem e evolução da espécie humana