virus\viroses

Os vírus são seres acelulares que necessitam de parasitar células para conseguir reproduzir-se, por isso são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.

Os vírus são organismos muito simples que se destacam pela ausência de células. São muito conhecidos pelas doenças que causam aos seres humanos, entretanto, é importante saber que alguns são inofensivos para o homem. 

Características

São organismos microscópicos extremamente pequenos, possuem um tamanho que varia cerca de 20 a 300 nm. Para se ter uma ideia desse tamanho, os vírus que possuem cerca de 20 nm de diâmetro são menores que o ribossomo, uma pequena estrutura celular responsável pela síntese de proteínas.


Uma característica marcante dos vírus é a ausência de células, eles também não possuem organelas importantes, e a outra é o fato de que os vírus podem ser cristalizados, o que não é observado nas células.

Por conta da ausência de células e de uma maquinaria metabólica, os vírus são incapazes de reproduzirem-se sozinhos, sendo fundamental, então, parasitar uma célula para que isso possa acontecer. 

Os vírus possuem material genético, na maioria das vezes, ou RNA ou o DNA.

Estrutura dos vírus

Os vírus são partículas constituídas por material genético envolto por uma camada proteica.


Material genético: Nos vírus, encontramos DNA, RNA ou os dois combinados. 
Capsídio: é uma cápsula formada por proteínas que envolvem o material genético. Apresenta diferentes formatos e é formado por pequenas subunidades denominadas de capsômeros.
Envelope: Os envelopes são, geralmente, derivados da membrana plasmática da célula onde o vírus reproduziu-se. Esse envelope apresenta fosfolipídeos e proteínas da membrana, além de proteínas e glicoproteínas que possuem origem viral.

Reprodução dos vírus

Ciclo lítico: observamos 5 etapas básicas: adesão; entrada do DNA do fago e degradação do DNA do hospedeiro; síntese do material genético e proteínas do vírus; montagem e liberação. Na liberação, ocorre o rompimento da célula bacteriana e a liberação dos novos vírus.

Ciclo lisogênico: ocorre a replicação do material genético viral, porém não ocorre a destruição da célula hospedeira. O material genético viral passa a fazer parte do DNA da célula infectada, e a cada divisão celular esse material viral é repassado para as células-filhas.

''As doenças causadas por vírus são denominadas de viroses e podem variar desde problemas leves até enfermidades que levam à morte.''

A maioria das viroses causa sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo, dores de cabeça e vômitos, dificultando, assim, um diagnóstico mais preciso utilizando-se como base o quadro clínico do paciente. 

Grande parte das viroses não apresenta um tratamento específico, sendo recomendado pelos médicos, na maioria das vezes, apenas repouso, hidratação e uma alimentação saudável.

AIDS;                         Herpes;              Resfriado Comum;             Gripe;           

Febre amarela;          Hepatite;                   Dengue;                   Caxumba;        

Catapora;                    Raiva;                       Varíola;                       Rubéola;       

Sarampo;            Poliomielite;        Mononucleose Infecciosa;       Novo Coronavírus




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divisão Celular

teoria da abiogênese e a teoria da biogênese.

Origem e evolução da espécie humana