Taxonomia

 O que é

taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos

A base dos estudos de taxonomia nada mais é do que a classificação de seres vivos em grupos, para auxiliar com maior precisão nos resultados finais de qualquer experiência feita com eles. Seja ela para descobrir e curar doenças ou para ajudar no entendimento comportamental, as classificações traçam diversos caminho que, no fim, servem como facilitador dos estudos científicos e biológicos.

Histórico da classificação biológica

Muito antes de o modelo que conhecemos hoje vigorar, na Grécia antiga modos taxonômicos de estudar os seres vivos já aconteciam.

 Aristóteles, sendo um grande estudioso do mundo natural, ao voltar a atenção a animais, fez uma divisão simples e curiosa:
  • seres com sangue vermelho;
  • animais com sangue de qualquer outra cor.
foi o primeiro a agrupar os animais em invertebrados e vertebrados, além de descrever cerca de 500 espécies e classificá-las em diferentes categorias, como mamíferos e aves. Como suas observações ocorriam apenas a nível macroscópico, os seres vivos eram classificados em dois grandes grupos: animais (seres que se moviam) ou plantas (seres que não se moviam), e essa classificação perdurou por muito tempo até que, com o avanço da tecnologia, permitiu-se descobrir os seres microscópicos.

Carl Von Linnéconsiderado o pai da taxonomia moderna, que, no século XVIII, revolucionou esse estudo, desenvolveu o sistema de nomenclatura binomial, no qual os organismos são designados de acordo com gênero e espécieo nome deve ser escrito em latim, sendo que o primeiro nome, escrito com letra maiúscula, representa o gênero, e o segundo nome, escrito com letra minúscula, o epíteto específico.A classificação elaborada pelo biólogo dividia os seres vivos em sete categorias taxonômicas. Sendo elas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

  • Reino: a maior das categorias, é constituída por um conjunto de filos;

  • Filo: constituído por um conjunto de classes;

  • Classe: constituída por um conjunto de ordens;

  • Ordem: constituída por um conjunto de famílias;

  • Família: constituída por um conjunto de gêneros;

  • Gênero: constituído por um conjunto de espécies;

  • Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.

      

       Com o avanço da tecnologia permitiu a descoberta de novos organismos.


Ernst Haeckel (1834-1919) propôs a existência de três grupos de seres vivos: os animais, as plantas e os protistas

Herbert Faulkner Copeland, em 1936 incluiu um quarto grupo, o dos moneras, no qual estariam os organismos procariontes, antes incluídos em protistas.

Robert Harding Whittaker (1920–1980) foi o responsável pela elaboração do sistema de classificação em cinco reinos. Nesse sistema os seres vivos estão classificados em Reino Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae. 

Classificação em cinco reinos

  • Reino Monera: organismos procariontes unicelulares. Exemplos: bactérias e cianobactérias.

  • Reino Protista: organismos eucariontes, unicelulares, autotróficos ou heterotróficos. Exemplos: protozoários e algas.

  • Reino Fungi: organismos eucariontes, unicelulares ou multicelulares, heterotróficos. Exemplos: cogumelos e leveduras.

  • Reino Plantae: organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos (fotossintetizantes). Exemplos: algas multicelulares e vegetais inferiores e superiores (apesar de alguns autores classificarem algas como protistas, classificações recentes incluem algas multicelulares no Reino Plantae).

  • Reino Animalia: organismos eucariontes, multicelulares e heterotróficos. Exemplos: animais invertebrados e animais vertebrados.


Carl Richard Woese (1928-2012) Por meio de seus estudos filogenéticos, ele concluiu que os seres vivos poderiam ser agrupados em três grupos, aos quais chamou de Domínio, uma categoria acima de Reino. Além disso, Woese propôs uma nova classificação em reinos, desta vez apresentando seis reinos e diferencia-se da classificação de Whittaker pela extinção do Reino Monera e a criação do Reino Bacteria e do Reino Archea.

Classificação em três domínios

  • Domínio Bacteria: constituído por organismos unicelulares procariontes, tendo como representantes as bactérias.

  • Domínio Archea: constituído por organismos unicelulares procariontes, também conhecidos como arqueobactérias, encontrados em ambientes considerados extremos, apresentando, por exemplo, temperaturas muito elevadas e altas concentrações de metano ou enxofre.

  • Domínio Eukarya: constituído por todos os organismos eucariontes.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divisão Celular

teoria da abiogênese e a teoria da biogênese.

Origem e evolução da espécie humana